15 dezembro, 2017

Resenha Seriado #56: The Crown – 2 Temporada




    Oi gente tudo bom com vocês?  A segunda temporada da serie The Crown que  mostra o cotidiano da Família Real Britânica começa retratando o inicio da década de 1960. Ao logo dos episódios poderemos notar um maior envolvimento político quanto a algumas questões do interesse britânico como Gana. A mudança na questão das altas regras postas pelo governo que distanciavam a rainha de seu público e a forma com que as criticas fizeram a rainha mudar neste quesito e se aproximar daqueles que a veneravam. Além da questão familiar mostrada durante a narrativa onde retrata a vontade de ter mais filhos, a forma com que a rainha e seu marido deveriam educa-los, as insatisfações do casal e outros conflitos que toda família tem. Se quiser saber mais em detalhes sobre esses pontos a comentar, vem comigo saber mais.

                           
    Após passados os conflitos bélicos das duas primeiras grandes guerras, chegamos a década de 1960, onde a rainha Elizabeth II já está mais familiarizada com a posição real herdada pelo seu pai. Nesta temporada ela precisa mostrar mais pulso firme, já que alguns países que mantinham alinhamentos com a coroa britânica decidem buscar por sua independência politica e financeira.  Mas além destas questões a ranha precisa manter sua casa em ordem cortando então alguns relacionamentos que não agradariam a coroa como o da princesa Margaret e Peter Townsend e a questão de que seu marido está com dificuldades para se adaptar a família real.


Resultado de imagem para the crown 2 temporada


   Nesta temporada as questões políticas e comerciais são muito abordadas, já que os relacionamentos da Inglaterra, consequentemente da Família Real, com outros países em eventos importantes, a questão do Egito de Nasser e o controle do canal de Suez, a quase conversão  de Gana em uma República Socialista, a descoberta de informante nazista dentro da corroa durante a segunda guerra e a aproximação da Inglaterra com os Estados Unidos mostrando a aparição do casal Kennedy. Esses momentos são muito discutidos e mostrados minunciosamente como houve uma solução diante de cada dificuldade apresentada para a Rainha e dessa forma ela é retratada de uma forma mais fechada devido a seriedade dos assuntos.


                                     Resultado de imagem para the crown 2 temporada

   Ainda tratando sobre o Egito a serie mostra a questão de Nasser como um rebelde afrontoso, e mesmo que digam como aconteceu a investida no Oriente foi mal planejada e até ilegal de certa forma.  Este momento é de certa forma muito complicado porque atinge a hora inglesa porque a Rainha ficou dependendo da ação do seu primeiro ministro e como as questões foram resolvidas sem mais problemas.


                                     Resultado de imagem para the crown 2 temporada

     A segunda parte muito interessante na narrativa desta temporada é quando tudo se volta na cronologia dos episódios para a família, ou seja, para os momentos mais íntimos da família real, onde mostram questões como o incomodo do Philip como a forma que é tratado pelos empregados coisa besta que chega a implicar em discussões em seu casamento e em viagens longas que o afastavam de sua família, mas este problema foi solucionado quando a Rainha decide transforma-lo em príncipe e dar atividades a altura dele para que tivesse um respeito maior perante a comunidade real.  O aumento da família e a pressão da mãe da Rainha quanto ela ter mais filhos e focar em finalizar sua família, mesmo tendo que lidar com as questões de ser rainha. Outro ponto é o episodio Paterfamilias onde mostra como foi decidido entre Elizabeth e Philip como seria a educação de seu filho mais velho Príncipe Charles e nesse momento temos uma comparação da infância de Philip e Charles na mesma escola e as dificuldades vividas.



Resultado de imagem para the crown 2 temporada


    Uma coisa que chama atenção nessa segunda temporada além das questões politicas e familiares expressas com muita clareza nos episódios, pode se perceber  uma Rainha numa estatura de mulher infalível diante dos problemas apresentados a ela. Isso acaba gerando um murmurinho de noticiais e criticas nos jornais da época que acabam chegando a virar um artigo feito por um jornalista desconhecido, mas que logo ganha um prestigio e devido a todas as criticas expressas a Elizabeth ele é chamado ao castelo. Ao ser recebido pela rainha ele leva uma lista de coisas a serem mudadas e fala que a família real e principalmente a figura da rainha deveria ser mais humanizada e ai que o castelo começa a se modernizar.  Algumas destas mudanças  implementadas foram o discurso de natal se transmitido pela tv, o recebimento de pessoas de diferentes classes no castelo, o fim do baile de debutantes apenas para pessoas ricas e entre outras coisas que tornaram a família real mais humana aos olhares do público além dos muros do castelo.


                                      Resultado de imagem para the crown 2 temporada

    O casamento da Princesa Margarete é outra coisa que faz a diferença nesta temporada, já que ela teve a maioria dos seus relacionamentos barrados pela corroa porque os pretendentes não estavam a altura. O pretendente escolhido desta vez foi o fotografo real Antony que mesmo tendo um emprego não muito bem aceito pelo governo tinha uma família de prestigio, sendo assim um ponto positivo para entrar para a Família Real Britânica. Esta união também é uma crítica a modernidade entrando pelos portões do castelo, já que uma pessoa que de certa forma era um popular conseguiu se casar com uma Princesa, este “salto” a modernidade da abertura então para outras pessoas terem acesso a essa família tão cobiçada pelos britânicos sendo elas a Princesa Diana, a Duquesa de Cambridge e a futura esposa do Príncipe Harry Meghan Markle.


                                    Resultado de imagem para the crown 2 temporada


     Esta segunda temporada de The Crown traz uma narrativa mais pesada que a anterior por tratar de temas mais complexos envolvendo a política, questões familiares, humanização da família real, educação dos monarcas, casamentos e como são aceitos pelo governo e coroa, não trazendo então tento jogo de tabloides como na temporada passada. Pois dessa vez mostra a mídia como um veiculo critico tanto nos jornais impressos como na televisão. Espero terem gostado dessa resenha, deixe seu comentário e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

imagem-logo
© Do meu mundo ao seu mundo - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Rachel Domingos - Apê Design.