30 junho, 2015

Troca De Resenhas Literárias #1: 100 Contos Por 10 Contos Trocados











Olá Pessoal!


Sou a Vanessa Vieira do blog Pensamentos Valem ouro e hoje, tenho o prazer de estar aqui no blog da Renata, para compartilhar com vocês a resenha de um livro que para mim tem um significado bem especial. Eu e a Renata somos parceiras e por isso faremos algumas trocas de resenhas. E eu espero de verdade que vocês gostem de nosso trabalho.



Mas indo direto ao assunto, a resenha que trago hoje para vocês é do livro 100 contos por 10 contos trocados. Na verdade este livro tem uma história linda que eu poderia ficar horas contando para vocês, mas vou dizer apenas o essencial.



Daniel Viana, pegou sua máquina de escrever, isso mesmo, máquina de escrever, e saiu pelas ruas de sua cidade ( e de outras também) ajeitou uma mesinha colocou na rua e começou a ouvir histórias de várias pessoas e após cada história ouvida ele criava poemas ou minicontos e datilografava em guardanapos.






Depois os guardanapos eram colados em algum lugar da rua e o Daniel os registrava por meio de fotografia e postava em sua página no Facebook. A página ficou conhecida, os contos e poesias se espalhando e um projeto lindo nascendo. O livro 100 contos por dez contos trocados!




Porque digo a vocês que este livro é fruto de um lindo projeto. Porque as histórias que você lê nas páginas dele são histórias reais, histórias que acontecem diariamente com a gente, mesmo que em alguns momentos não percebamos. O livro é curtinho, mas tem uma diagramação bem interessante e cada linha nos leva á um lugar de nossas vidas.



Atrevo-me a dizer, histórias de várias pessoas, de diferentes lugares reunidos em contos e poesias escritos de forma sensível e desafiadora.





Algo que me chamou bastante a atenção foi o nome que o Daniel deu ao Seu personagem, "Sebastião" As histórias, como eu disse são inúmeras e todos são nomeados como Sebastião, não para igualar de uma forma impossível de se observar individualidades, mas principalmente porque existem algumas individualidades que circulam nas vidas de todos nós.



Eu me apaixonei pelo livro antes mesmo de ser lançado e assim que foi publicado solicitei ao Daniel o meu exemplar. E confesso a vocês que não me arrependi. O trabalho do autor vem crescendo e é bonito de ver intervenções culturais assim. 100 contos por 10 contos trocados é um livro que se lê, respira e em alguns momentos se perde as palavras...



Vocês podem conhecer um pouco mais do trabalho do Daniel na página 100 contos por 10 contos trocados (https://www.facebook.com/100contospor10contostrocados?fref=ts) vale a pena dar uma passada por lá.




Um abraço!
Espero que tenham gostado da resenha! 

2 comentários:

  1. Um prazer estar aqui Renata! Que outras resenhas possam vir e nossa parceria possa ser sempre frutífera!

    Um abraço!

    ResponderExcluir

imagem-logo
© Do meu mundo ao seu mundo - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Rachel Domingos - Apê Design.