15 abril, 2015

Top 5 – 5 Erros Fatais Para Não Se Cometer Em Uma Resenha Literária


Stop! Erros fatais em uma resenha se comete ou cometeu um leia esse post com URGÊNCIA !!!




Olá gente tudo bom com vocês?? Vim trazer os cinco erros fatais  que todo mundo comete em uma resenha literária, se você cometia se ligue depois de ler esse texto.  



1- Opinião Em Seis Linhas E Falta De Opiniões

O maior erro das resenhas opinativas ou considerações finais são que as pessoas estão economizando nas palavras e produzindo opiniões muitas vezes vazias ou expressivas com apenas seis linhas. Essas opiniões muito resumidas acabam não interessando muitos leitores que procuram por textos mais complexo e opiniões formadas e mais desenvolvidas.


Outro ponto que incomoda basta é a falta de opiniões nas resenhas, existem resenhas bem contextualizadas e cheias de informações gerais que não contem uma opinião formada do blogueiro e isso acaba estragando a resenha porque as pessoas querem saber o que ele acha já que criou aquele texto falando do livro.


2- SPOILERS Nas Resenhas



A coisa que mais irrita um leitor quando vai procurar uma resenha de um livro que ele quer ler são os spoilers, quando a resenha é feita devesse ter o cuidado de escrever por cima o que você gostou do livro ou o que a historia fala porque quem vai ler isso noventa por cento das vezes nunca leu o livro e procurou pela sua resenha para ter mais informações sobre o mesmo.


Além de ser uma coisa chata, o spoiler é um desrespeito com a pessoa que te acompanha se deparar com a falta de profissionalismo, porque se o blogueiro não consegue escrever uma resenha expondo suas impressões sobre o livro sendo o mais resumido possível e mesmo assim deixando o leitor com vontade de ler o livro que o foi apresentado por meio daquele texto.


O spoiler tem mil pontos ruins que poderiam ser listados aqui mais um que atinge e chega a acabar com alguns blogs porque esse tipo de coisa acaba tirando a credibilidade do blogueiro e fazendo com que o blog perca visualizações e seguidores.


3- Falta De Introdução E Sinopse


A falta de introduções nas resenhas literárias, às resenhas que são mais criticas e menos introdutórias dos livros nunca trazem em sua construção a introdução ou uma sinopse e quando trazem são copiadas da internet ou idênticas a dos livros.


A importância das introduções e sinopses é importante para localizar o leitor sobre o que esta sendo resenhado para que ele possa ler a opinião da pessoa ou que ela tem a falar com mais conhecimento sobre o assunto para que na hora que for ler saiba mais ou menos o que vai encontrar.


4- Falta De Organização


A falta de organização nas resenhas é algo muito visto por ai, porque as pessoas querem por os textos intercalados com as imagens e não consegue obter sucesso com isso porque os textos são muito grandes ou as imagens muito grandes e são esses fatores que deixam a construção da resenha feia aos olhos.


As imagens devem se cuidadosamente selecionadas e ajustadas para que fiquem todas do mesmo tamanho e possam intercalar com o texto. Outra forma de colocar imagem sem deixa-las a desorganização é colocar o texto que tenha a ver com ela.


Quanto ao texto tente alinha-lo e não deixar um com um tipo de formatação e outro com outra. Quando forem por citações alinhem elas para ficarem organizadas.


5-  Falta De Contexto

O erro que vemos com mais ou menos em algumas resenhas é a falta de contexto, muita gente quando vai fala de um livro acaba se empolgando de mais e sai do contexto do que queriam passar para o leitor.


O contexto em uma resenha não importa qual seja ela é a finalidade dela voltada para o meio literário ou não deve ter um contexto que rege todo o texto e ele importa muito na hora de compor o seu.

Um texto sem contexto as vezes faz a pessoa parar de ler e fechar a  página por não entender o que a pessoa quis dizer ou por aquilo esta confuso para o bom entendedor.


Esses foram os cinco erros fatais para não se cometer em uma resenha literária . Espero que tenham gostado e não cometam-nos em suas produções. Se gostarem ou tem algo acrescentar deixem seu comentário.  




                                        
                 Por: Renata  Vasconcelos


6 comentários:

  1. Gostei muito.
    Muitos desses erros eu corrigi na segunda resenha,porque até eu ficava perdida, mas com a prática e algumas dicas eu aprendi a ser clara em minhas resenhas.

    Obrigada,minha linda!
    Beijos e sucesso!

    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, aos poucos corrigimos esses erros propriamente dizendo depois de errar muito, porque são coisas pequenas mais que no contexto final de uma resenha conta muito para quem ler e pra quem escreve...


      Ah e obrigada a você por ler e comentar, bjs *-*

      Excluir
  2. Ótimo post, super ajudou. Costumo errar por falta de atenção, e isso é super chato né? Mas agora acho que vou melhorar cada vez mais, obrigada..

    http://mundodefany.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, sim erro de falta de atenção acontece bastante com os melhores dos melhores blogueiros e para resolver isso só se policiando muito e corrigindo o erro aos poucos. Ah e de nada espero que melhore mesmo.

      Excluir
  3. Bom dia, obrigada pelas dicas. Fazer uma resenha não é fácil, exige disciplina, paixão e prática.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. De nda, sim fazer resenha exige tempo e pratica

    ResponderExcluir

imagem-logo
© Do meu mundo ao seu mundo - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Rachel Domingos - Apê Design.