29 abril, 2015

Como Criar E Escolher Plataforma Para O Blog



Não sabe como criar seu blog? Nem em que plataforma fazer porque tem medo de dar errado? Então vem conferir o post te explico tudo nos mínimos detalhes.


Oii gente tudo bom?? Vejo todos os dias em todos os grupos blogueiros iniciantes sem sabe por onde começar na criação do seu blog ou morrendo de duvidas em qual melhor plataforma e achei útil pra todos fazer esse post com depoimentos reais meus porque também fui vitima de poucas e boas na criação do que hoje é o Do Meu Mundo ao Seu Mundo, estou perto de fazer nove meses de blog e acho que já posso dar essas dicas a vocês então se te interessou em sabem vem comigo!



Como Criar E Formatar Seu Blog


Criar um blog é um jogo muito complexo porque a pessoa tem que saber o que quer, a decisão na hora de se ter aquela luz de ideia e falar “ Quero criar meu blog” vem de muitas reflexões. Antes de tudo para um blog tomar vida, forma e corpo ( me refiro a estrutura) tem que se pensar no nome dele ou na marca que quer deixar pra todos que vão clicar e ler seu conteúdo.



O nome deve ser pensado a partir do que pretende falar no blog, se for sobre livros e maquiagens, invente um nome próximo disso e que ligue as duas coisas de uma forma fantástica ex: Pincel Literário vai ter a ver com maquiagem e como livros e dai pode desenvolver algo incrível sem se preocupar com muitas coisas. Mas vale lembrar que um universo muito amplo pode fazer com que se perca naquilo que realmente gostaria de fala e para que esse tipo de coisa não aconteça esteja sempre alerta no que vai falar e tome cuidado para não se perder.



Ah o nome do teu blog tem que ter muito do que vai ser falado, mas tem que conter tua personalidade um pouco do seu gosto presente nele, porque existem muitos nomes que são recriações de outros ou que são até muito simples e não tem aquela emoção e energia que o blog tem então acaba tendo uma quebra entre esses pontos em questão, vale tomar cuidado com isso!



Comentário: Pra falar em nome de blog sou muito jumenta, falo mesmo porque sempre que alguém vem me pedir opinião pra julgar o nome do blog dela eu paro e digo com toda a sinceridade do mundo, que não sou ninguém pra julgar o nome do blog dela e de qualquer outra pessoa, porque nome de blog vai de gosto pra gosto e de personalidade pra personalidade e não sou eu que vou dizer que o nome está ruim.



Quanto ao link do blog muita gente, muitas mesmo, falam que o nome do link  tem que ser chiclete para que quem te acompanha lembrar com mais facilidade e que para isso não podem conter nomes grandes, símbolos de pontuação gráfica e repetições do mesmo nome.



Algumas destas “regras” são falhas porque quanto ao uso de símbolos gráficos como o - e o _. Quanto a repetição de algum nome já dito deve se levar em consideração o nome do blog e nenhuma dessas coisas vai levar as pessoas a esquecerem o nome do mesmo.



Essa coisa de nome chiclete hoje em dia não funciona porque pra tudo se tem uma técnica para lembrar os nomes dos  blogs e seus links, nem que a pessoa favorite na sua barra de tarefas do google.



Comentário: Uma coisa que sou contra a opinião de todos os blogueiros é com essa coisa de nome chiclete e pontuação no meio do link, acho uma coisa ridícula porque normalmente um nome já esta sendo usado e a pessoa precisa por um diferencial no link se quer que o nome seja aquele então com a gama de blogs que temos hoje acho isso algo ultrapassado e chato de se ler porque todos falam a mesma coisa e acaba virando uma falsa regra. Espero que quando forem fazer seus links pensem no que querem e nãos e vai ficar bonito na estrutura caso precise de um -.



Quanto à fonte usem fontes que sejam legíveis e que não briguem com seu plano de fundo, usem cores neutras na fonte, de preferencia tons sóbrios e escuros. Preto continua sendo a cor ideal para por na sua letra. 



O tamanho da fonte ideal é doze a quatorze, tem gente que coloca mais, só que fica feio porque muitas vezes por ser muito grande acaba brigando com o tamanho da imagem que usou para exemplificar o que esta falando. 



Comentário: O tamanho, fonte e cor da letra que vai acompanha seu texto no blog tem que ser a que gosta de escrever claro, não recomendo que vá pela beleza da letra, pois nem sempre a letra mais bonita será a mais legível e agradável aos olhos dos seus leitores, pensem nisso.



As imagens muitas vezes se tornam problema na hora de compor o texto porque muito blogueiros iniciante ou não põem imagens gigantes para um limite x do seu fundo que muitas vezes tem uma borda. Quando a imagem ultrapassa essa borda fica muito feio para quem vai ler porque acaba tornando uma distração.




Quando for escolher as imagens que compõem seu texto busque por coisas que tenham a ver com os tópicos que falou quanto com o tema no geral e as coloque intercaladas com as passagens do texto onde são mencionadas.




Comentário: O texto é importante, mas o visual, me refiro as imagens são mais importantes ainda então vale a pena tomar cuidado com o que vai escolher e como vai fazer.



Plataforma E Templante Do Blog



A plataforma onde vai criar seu blog é algo muito importante porque vai ser nela onde tudo vai acontecer e muita gente, quando falo muita gente tenho certeza na ênfase que estou dando, porque  existem plataformas muito bonitas e completas, mas muito complicadas de se fazer então prestem atenção em tudo que vou dizer.



A praticidade da plataforma é fundamental porque quando se quer ter um blog isso se torna fundamental na hora de liberar um post ou de arrumar ele para ser postado, então olhem com cuidado e testem as plataformas quanto a serem fáceis de mexer e praticas ao ponto de serem uteis a todo tempo que forem esta usando a mesma.



Escolha uma plataforma didática, ou seja, fácil de aprender e ensinar os outros a mexer e que tenha bastante vídeo aula para que aprenda mais sobre as habilidades dela.



Busque algo que tenha muitas ferramentas e configurações que te de possibilidade de fazer o que quiser no seu blog de forma rápida e fácil. Que te permita colocar e tirar botões com rápido acesso, bloquear pessoas, comentar e outras funções.



Escolha uma plataforma que tenha varias opções de templantes grátis, pagos ou feitos em outro site que com o uso da url seja aplicado ao seu blog, pois o templante ou fundo do blog muda todo o contexto e lembre-se não importa a plataforma o seu blog pode ter o fundo que você quiser mesmo que seja uma inferior a outra.



Existem vários tipos de plataforma que são: blogger, wix, wordpress e outras, as mais conhecidas e usadas por todos os blogueiros são blogger e wordpress e vai de cada um se adaptar a melhor pra você segundo os pontos que foram citados a cima que valem muito a pena serem colocados em conta. Porque a plataforma pode ser perfeita por fora como o wordpress e complicada por dentro, já o blogger é fácil por dentro e por fora vai de cada um porque ele tem tanto os templantes baratos como pega os de url que podem acabar ficando perfeitos como o do wordpress.





Quando for escolher a sua avalie o interno e não o externo porque o externo como um pouco de configuração e uma mexidinha aqui outra ali fica com a mesma aparecia de vários outros, ou melhor, até.



Esse foi o post minha gente, sei que ficou enorme, mas diante de tantos questionamentos fiz de tudo para deixar o mais fácil e mastigado pra vocês. Espero que tenham gostado e comentem ai o que acharam.   

4 comentários:

  1. Reee eu adorei as dicas. Vão funcionar mt para meu blog. Obg viu.
    Adrielli Oliveira
    loading1blog.blospot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vão ajudar flor, que bom que leu o post todo. Bjs

      Excluir
  2. Acho que o seu blog é o primeiro de todos da minha vida que li mais de um post e que não é de maquiagem,nem relacionado ao mundo moda,adorei você me prendeu com seus textos hahha sucesso beijos<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que tu gosto do blog isso é muito importante pra mim, gosto de maquiagem mais só no meu rosto mesmo, prefiro fazer a diferença falando de coisas que eu amo mais e trazem um conhecimento imenso pra todo mundo como livros, textos, tutoriais de como fazer as coisas no seu blog. Espero que tu acompanhe mais textos, resenhas e tutoriais. Beijão!

      Excluir

imagem-logo
© Do meu mundo ao seu mundo - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Rachel Domingos - Apê Design.