13 abril, 2015

Conhecendo As Varias Faces De Uma Resenha Literária



 Sempre quis saber por as formas de fazer resenha são muito discutidas? Vem conhecer as varias faces de uma resenha literária!

Olá gente tudo bom com vocês ?? Estava rodando os blogs literários e pude ter contato com algumas resenhas que não me agradaram muito pelo fato das pessoas confundirem o real sentido da resenha, sei que cada um tem seu modelo de fazer, mas resolvi fazer esse texto sobre resenhas porque acho que perdeu o sentido da proposta por assim dizer.



Sei que muita gente desconhece o conceito de resenha literária, mas é basicamente a analise do livro com suas palavras, ou seja, a descrição dele do jeito que você entendeu.



A resenha por assim dizer é apresentação de um produto, mas quando passa para o meio literário se torna o que você entendeu do livro e não a sua opinião primeiramente. O que vejo por ai são pessoas começando as resenhas por “ Eu  acho que.....”  e não falando “ O livro conta a história de Meredithe Brashall.....”  que seria o jeito mais apropriado de se começar.



 Em qualquer resenha a opinião de quem esta resenhando deve ser colocada no final do texto com o titulo de considerações finais para que o leitor tenha consciência de que aquela parte vem como um extra da resenha onde quis que a opinião fosse mostrada, mesmo que deve ser imparcial na hora de resenhar qualquer coisa para se manter a integridade do texto.



Os modelos de resenha variam muito no meio literário, pois existem blogueiros com anos de carreira que fazem de vários modos e vou citar alguns e comenta-los. São eles: Sinopse/ Resenha/ Informações Gerais, Resenha/ Considerações Finais e Resenha + Avaliação do livro por nota.



 Sinopse/ Resenha/Informações Gerais: Esse modelo muitos pensam ser o mais completo diante dos demais, mas tente também a se o mais falho dentre todos, porque ele a pessoa coloca a sinopse do livro e acha que esta resenhando ele por meio daquilo  e depois no local da resenha ela da a opinião dela e põem a informações do livro para encher linguiça.



Resenha/ Considerações Finais: O modelo mais simples, mas que na maioria das vezes contam o que acontece na história com suas palavras sem dar spoiler e no final colocam suas considerações finais deixando a sua opinião de um jeito imparcial.



Resenha + Avaliação do livro por nota: O modelo mais simples de todos literalmente porque nele apenas se tem a resenha do livro com as palavras do blogueiro e a nota de 0 a 10 que o mesmo vai dar ao livro de acordo do que ele achou no mesmo.


Existem vários jeitos, modelos e formas de se desenvolver uma resenha basta se ter em mete o que vai querer falar nela. No caso dos livros tem que se perder o medo de achar que se fala dele para os leitores vai tirar a motivação de eles a ler. Deve se falar do livro de uma forma que deixe a pessoa que buscou pela aquela resenha motivado a ler o produto.



As resenhas podem ater ser consideradas textos críticos, mas nem todo mundo procura por uma opinião apenas e sim por um post que tenha falando do livro sem ser uma sinopse pobre, pessoas querem coisas que as motivem a ler o livro e muitas vezes opiniões de seis linha não vão ser essa motivação muitas vezes.



Enfim, discutir resenha literária tiraria mil post por ser um tema muito discutido por suas falhas, então espero que tenham gostado e que fiquem ligados no post de quarta onde vou falar dos erros fatais das resenhas literárias.









                                                                            Por: Renata  Vasconcelos 

2 comentários:

  1. Acho a construção de uma resenha algo muito particular eu particularmente prefiro resenhas curtas pois as mais extensas e descritivas praticamente dispensam o leitor de ler o livro.prefiro uma resenha mais enxuta ao correr o risco de spoiler.

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro resenhas longas que contem algo do contexto do livro mais claro sem dar spoiler por isso tomo cuidado na hora de fazer as minhas e acho muito importante quem consegue.

    ResponderExcluir

imagem-logo
© Do meu mundo ao seu mundo - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Rachel Domingos - Apê Design.