19 janeiro, 2015

Série Como Se Tornar Um Bom Leitor #02- 5 Dicas Para Escolher Um Gênero


Não sabe o seu gênero preferido e não sabe como começar a descobrir. Leia esse post e descubra mais sobre qual pode ser seu gênero preferido e aprenda mais sobre.


 Olá gente como prometido mais uma série do blog e nessa irei falar sobre como se tornar um bom leitor, sim porque tem muita gente que ler livros sem capitar a real essência e riqueza de conteúdo que eles transmitem, então vou dar em três post cinco dicas cada de como ser um bom leitor. Ah e pra hoje iremos falar sobre 5 dicas de como achar o gênero certo para você, prontos então espero que gostem.


1- Tenha Conhecimento Dos Gêneros Existentes


 Antes de definir seu perfil de gêneros que gosta de ler conheça os existentes primeiro, os principais gêneros do livros hoje em dia são: Terror, Suspense, Fantasia, Romance, Aventura e outros.  Para quem ainda não tem conhecimento amplo sobre todos eles busque na internet sobre historias envolvendo estes gêneros e tenha o melhor conhecimento da historia que mais te agrada. 







 Muitas vezes os gêneros se misturam no decorrer de algumas historias, contos e derivados pra isso precisa se familiarizar com cada um e o que recomendo é começar com contos de gêneros únicos e depois partir pros livros e chega em um ponto  que você tenha conhecimento daquele gênero que mais te agrada para poder ter uma leitura prazerosa.


2-  Escolha Dois A Três Gêneros Que Te Agradaram


 Dois gêneros a se escolher é o ideal, mas se quiser escolher três tudo bem. Deve esta se perguntando por que limitei o numero a se escolher, isso acontece porque uma historia geralmente contem dois gêneros relacionados e três caso seja uma aventura ou algo do tipo.


 A mistura dos gêneros é comum nas historias hoje em dia porque nas tramas muitos fatos se conectam e acaba que os gêneros se fundem formando algo mais complexo por isso mantenha-se fixo nos três ou dois que mais te atraem para que saiba o que pode acontecer naquele determinado contexto, mas se for se aventurar em outra nova historia tente se familiarizar com o que vai ter contato por isso deixe uma terceira opção de gênero que te possibilite isso.


 Geralmente os gêneros que mais vemos se juntar por ai nos livros são terror, suspense e aventura e podemos encontrar eles nos livros policiais, vampiros, fantasia em geral e outros o mais comum deles é a historia clássica do vampiro mais falado, ou seja, O Drácula.






3- Siga Seu Instinto de Leitor Ou Abuse Das Tentativas

 Ainda não sabe muito por onde atacar os livros tem duas formas pra explorar essa vontade misturada com medo. As duas formas são ou seguir seus instintos ou começar a abusar da tentativa e pegar o que vier na sua frente e explorar.

 Os gêneros quando juntos em muitas opções de livros acabam sendo um fator muito propenso a nos causar duvida nos leitores iniciantes e em todos num geral então abra o leque de opções e leia todos os livros dos dois gêneros que mais te agradam e depois leia os outros. Mas se não sebe o que ler porque ainda não conseguiu formar um leque de opções legal então leia tudo que tiver na sua frente e se divirta em poder ler com liberdade sem se submeter a só aquele estilo de livros.



4- Varie Os Gêneros E As Historias


  Varie os gêneros e as historias saia dos livros e comece a ler micronarrativas, contos, quadrinhos e outros que contenham vários tipos de passagens que se diferenciam dos livros e que abordam com mais ênfase alguns tipos de gêneros em temáticas diferentes. 





 Para ser um bom leitor tem que se aventurar e conhecer todos os estilos de literatura onde os gêneros que você gosta estão inseridos para aproveitar a leitura e não se prender apenas aos livros, ate porque gêneros variam conforme são abordados nos quadrinhos, contos e outro e depende também da maneira como o autor aborda eles na historia.


5- Escreva Sua Historia


 Já leu muito sobre as historias que mais gosta dos gêneros que te prendem então agora largue os livros e pegue o computador e escreva o que tem vontade de escrever seja um livro, conto ou micronarrativa ponha no papel aquela historia que esta presa dentro de você depois de ler tantos livros e ter tantas experiências com tipos e formas de contar algo sobre o mesmo gênero.




 Escreva o que te der vontade e quem sabe consegue fazer um livro ou um livro com vários contos diferentes com gêneros diferentes ou um único, que vai decidir isso é você. Bom gente espero que tenham gostado deste post e  no próximo vamos falar sobre as cinco dicas de achar para achar o livro certo. 


           Por: Renata  Vasconcelos

12 comentários:

  1. Olá!

    Conhecendo seu blog hoje e já gostei do primeiro post rs, seguindo já =D

    Olha, eu gosto de variar, no início lia mais pela capa, mas depois passei mais a ler a sinopse e procurar resenhas na internet... Gosto de variar os gêneros, não leio um de romance e depois leio outro, prefiro um policial após isso ou algo assim.

    Amei as dicas, beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou do blog. Eu acho o máximo pessoas que variam entre gêneros, mas eu me restrinjo aos três que amo terro, suspense e fantasia. Confere o ultimo post depois tenho certeza que vai gostar.

      Excluir
  2. Oi, Celly!
    Não há como descobrir o gênero de que gostamos sem ler, não é mesmo?
    Acho válido começar a leitura por seus assuntos de interesse. Um vai levando a outro e depois acaba-se por construir um perfil.
    Muito legal o seu post! :)

    Já estou seguindo seu blog.

    Beijo grande!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, que bom que gostou do post. E construir um perfil de um leitor baseado nos gêneros que ele ler requer muito tempo e dedicação por isso que temos que ser persistente quanto a isso. Obrigada por seguir.

      Excluir
  3. Seu blog já era bom agora ta incrível Abraços Renata
    e não se deixe cair por comentários maldosos todos os blogs tem...

    http://www.umcontoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo retorno Pedro e pela compreensão!

      Excluir
  4. Vl ajudou muito kkk não me dou muito bem com essas coisas

    ResponderExcluir
  5. Oi Reh
    Adorei as dicas, principalmente a última haha. Já leio a bastante tempo e confesso não ter um gênero favorito, embora goste bastante de livros de romance e de fantasia, mas também estou apaixonada por distopias, biografias e romance policial hot haha. Uma mistura de tudo, assim como eu. Eu tenho que ter livros de vários gêneros, pois em cada fase de minha vida quero ler algo diferente, o que é bom já que assim conheço vários livros e autores diferentes.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  6. Oi Lary


    Ler livro com vários gêneros é o máximo ainda mais pra quem ler bastante e muitas historias ao mesmo tempo, adoro a ultima dica também já tentei escrever um livro usando ela, mas não consegui terminar e acabei deletando. Quem sabe outra vez eu tente escrever uma outra. Ler vários gêneros em um só livro é pra quem tem muita pratica porque tem gente que ainda se confunde. BJS*-*

    ResponderExcluir

imagem-logo
© Do meu mundo ao seu mundo - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Rachel Domingos - Apê Design.