14 janeiro, 2015

Série Como Se Tornar Um Bom Leitor #01- 5 Dicas De Como Focar Na Leitura


Você quer sabe como se tornar um bom leitor mais tem problemas em focar sua atenção então leia essa nova serie do blog e venha descobri como focar sua atenção nesse nosso primeiro post. 




Olá gente como prometido mais uma série do blog e nessa irei falar sobre como se tornar um bom leitor, sim porque tem muita gente que ler livros sem capitar a real essência e riqueza de conteúdo que eles transmitem, então vou dar em três post cinco dicas cada de como ser um bom leitor. Ah e pra hoje iremos falar sobre 5 dicas de como se focar na leitura, prontos então espero que gostem.


                                 
1- Retire Todos Os Objetos Que Podem tirar Sua Atenção



Para começar a obter foco em sua leitura é essencial que todos os objetos que possam tirar a sua atenção sejam deixados de lado ou longe do local onde vai realizar sua leitura. Alguns desses objetos são telefones celulares, redes sociais, televisões, vozes externas e entre outros.



Algumas pessoas dizem que o celular não atrapalha no momento de focar na leitura daquele livro que queria tanto ler, mas sim ele atrapalha mesmo no silencioso você para ver o facebook ou o whatts up que são pragas quando se quer focar em alguma coisa, então mantem o celular em um cômodo de sua casa longe do local onde praticara a sua leitura. Caso esteja usando tabletes para ler seus ebooks desative o facebook para poder ler tranquilamente.




Quanto a televisões e vozes externas de seus familiares deve desligar o aparelho e pedir para aqueles de sua casa falarem mais baixo ou procurara um ambiente como terraço, jardim, escritório de casa enfim “n” locais que pode se acomodar sem que nenhum objeto ou voz te atrapalhe de sua leitura.



2- Problemas e Técnicas Para Focar em Livros grandes



 É muito comum pessoas que tem dificuldade de se concentrar em livros grandes pelo simples fato de não terem o habito de ler ou não conseguirem ler nem livros pequenos. Um bom sistema para melhorar isso é pegar uma régua ou um marcador de livro e usar o mesmo para evidenciar a linha que esta lendo, isso ajuda muito a pessoa e focar mais no que esta lendo e ao longo do tempo ira criando o habito de ler diversos livros de tamanhos variados.





 Outra técnica para se focar em livros maiores é ler de pouco em pouco os parágrafos tentando entender o que cada passagem que dizer e se não entendeu leia de novo, não tenha nem medo ou pressa para acabar o livro apenas tente focar sua atenção e crie técnicas que sejam cem por cento validas para ajudar a focar.



 Problemas de focar em livros com mais de setecentas paginas é muito normal e criar dicas para adaptar a leitura ao tamanho do livro mais comum ainda, então se tem alguma técnica que um dia te ajudou a lidar com esses monstros da literatura deixe nos comentários para ajudar pessoas que passam por este problema.



3-  O Local Adequado Para Ler



 O local é muito importante para melhorar a leitura, escolha aqueles menos barulhentos e aconchegantes como seu quarto, escritórios, bibliotecas, livrarias, parques, beiras de lagos e outros.



 Para se obter sucesso em qualquer livro que esteja lendo ou em qualquer trabalho que esteja produzindo precisa-se de um lugar com muito silencio e boa iluminação para que as informações que estejam sendo lindas e processadas no seu cérebro façam sentido para você, porque se estiver em um lugar calmo e lendo por ler não vaia adiantar de nada.





Tem pessoas que conseguem e focar nas suas leituras em locais com mais barulho e compreendem bem do que estão absorvendo do tal livro ou material em questão e consegue reproduzi- los verbalmente para outra pessoa facilmente.


 Vendo que o local vai de pessoa a pessoa e do que ela se adequar mais procure seu local de foco e concentração e ponha seu habito de leitura em pratica.   



4- Posição Adequada Para Obter Melhor Foco


Assunto muito discutido por muitas pessoas, mas a melhor posição para se ler e obter melhor foco, algumas pessoas falam que sentado e outras dizem que deitado. Mas é muito relativo porque muitas pessoas que leem sentadas ficam com sono igualmente com as que ficam deitadas.



Ler deitado às vezes da sono e dependendo da forma com que esta deitado pode fazer mal a coluna, só que algumas pessoas encontram deitados aquela posição perfeita onde o conforto faz com que seu foco melhore e a leitura se torne muito produtiva.





Quem ler sentado tem a vantagem de se manter acordado e mais focado, mas tem a questão da postura e nem sempre ela nos trás conforto e faz com que tenhamos que nos acomodar de varias formas que fazem mal para nossa coluna, porem nos trazem conforto. Mas quanto ao foco, dependendo do livro pode acontecer de dormimos e perdemos completamente a noção do que estávamos lendo então devemos sempre esta mudando de posição para afastar o sono.






5-  Bebidas Para Se Manter Acordado E Não Perder O Foco



Quando se ler muito às vezes bate aquele sono e para evitar que isso aconteça nada melhor que tomar aquele café, chá, energético ou qualquer tipo de bebida que te deixe acordado por algumas horas e possa te manter focado no livro caso tenha o habito de ler de madrugada ou virar o dia lendo aquele livro que não consegue parar por nada. 






Uma dica que acho valida é tomar um gole de café ou a bebida quente que preferir a cada cinco em cinco capítulos assim vai se manter acordado e não precisara tomar altos copos para ficar acordado e muito elétrico.


Essas foram as cinco primeiras dicas da nossa nova serie, espero muito que tenha gostado e se vocês seguem algumas dessas dicas ou tem as suas próprias dicas coloquem ai nos comentários que vou adorar saber.


           Por: Renata  Vasconcelos

5 comentários:

  1. Gostei muito das dicas ;)
    O livro maior que li tinha 600 páginas e não me cansei de o ler. E já li contos de 20/30 que me custaram horrores. Na minha opinião a questão é: se não entendermos, ler de novo; se estamos fartos dar uma segunda oportunidade, muitas vezes há partes mais maçudas e de seguida o livro torna-se mais acessível. Senti isso em Saramago, o meio dos livros (umas 20 páginas) tem tendência a ser mais pesado do que o resto. Aconteceu-me com tudo o que li dele. E é um dos meus escritores de eleição. :D
    Beijocas*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, e eu também acho que não depende do tamanho do livro e sim da vontade da pessoa em ler porque nunca vamos achar livro muito ruins com poucas paginas ou muito boas com muitas paginas depende da pessoa ter a força de vontade de continuar, mas é a vida e hoje em dia as pessoas estão procurando mais livros pequenos e fáceis de entender. Ah obrigado por comentar! bjs *-*

      Excluir
  2. Oi Reh, tudo bem? Não costumo beber nada, leio em qualquer tipo de lugar, até o barulhento e qualquer posição pra mim está ótimo. Hahahaha Só tenho problema com livros maiores pelo simples fato de bater uma preguiça... Mas se o livro me interessa mesmo eu entro nele e só saio até terminar! Beijos
    Folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia Tudo sim, problema com livro grande todo mundo tem e eu sou com vc pode ter mil pessoas falando e eu to lendo como se tivesse em um mundo a parte. Quanto a livro grande tem que ler se ele te agradar muito porque se for ler por ler da preguiça em todo mundo. Bjs

      Excluir

imagem-logo
© Do meu mundo ao seu mundo - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Rachel Domingos - Apê Design.