29 novembro, 2014

Diário de um Cosplayer





 Olá leitores, sonhadores e cosplayers. Como todo mundo sabe também sou uma cosplayer e amo como todos por ai esse universo tão lindo e cheio de opções e personagens riscos de varias formas, por esse único e motivo de SER e AMAR o que fazemos e a alegria que proporcionamos a todos os fãs de determinado filme que vim aqui hoje para o mega post em homenagem ao aniversario do blog. Sejam muito bem vindos ao diário de um cosplayer.


 A titulo de introdução para tudo que será falado nos parágrafos seguintes quero dizer a todos que dividirei este post em quatro partes: O que é um cosplay?,  Que personagens escolher?, Como fazer?, Grupos de Divulgação Funcionam?, Como ser reconhecido pelos fãs e nos eventos?, Photosoots O Que São, Como Fazer e Participar?,Como Lidar Com As Criticas? e a parte de vivencias onde teremos fotos e uma experiência boa de cosplayers convidados para participar deste post. Espero muito que gostem e vamos cair de cabeça nesse mudo tão complexo.

O que é cosplay?


  Todo mundo tem duvida quanto a isso e acaba buscando definições na internet sobre, mas meu conselho não busque por definições e sim busque por semelhanças porque cosplay  é a representação que você vai fazer do personagem que acha que se parece não importa se ele tem a cor dos olhos diferente porque isso são detalhes. O importante para se começar a fazer é se desprenda da teoria porque fazer cosplay não precisa disso. Podemos fazer ate a comparação fazer cosplay e estudar para um teste:  Estudar para o teste você precisa da teoria para aplica lá e para o cosplay você precisa apenas de força vontade e conhecimento sobre o personagem para ir longe.


Qual personagem escolher?


Duvida frequente que surge ate nos melhores coplayers, essa pergunta à única pessoa que te pode dar a resposta é você mesmo, mas porque eu? deves esta se perguntando isso agora o porque, mas o personagem tem que ir de acordo com o que você gosta e pode achar semelhanças ficais ou de personalidade.
Um exemplo se eu gostei do filme Jogos Vorazes e alguém vem me dizer em algum evento da saga “ Ei tu me lembrou a Katniss !” isso é o suficiente para que pense e repense “ Sera mesmo que eu pareço?” porque muitas vezes é a duvida que gera a motivação de provar ou mostrar aquela pessoa que a dica ou a desconfiança dela  serviram para fazer um bom cosplay.
Perguntar nos grupos dedicados a compartilhar sobre divulgação de cosplays é importante porque as pessoas vão te indicar uma lista de personagens que veem semelhança com você e quanto mais pessoas falam mais ganhar opções.


Como Fazer?


O segundo passo mais importante depois de escolher o personagem é como fazer ou como confeccionar, essa parte praticamente tem que ralar muito e correr atrás de tudo que precisa como tecidos, armas, acessórios e sangue. Mas também se torna o momento de ir a fundo no personagem e estuda – ló quanto as roupas  que ele usa e como pode arrumar e que tecido usar para ficar parecido.
Muitos coplayers fazem todo seu material com costureiras gastado muito dinheiro, mas quem esta começando se recomenda o famoso cospobre que é nada mais nada menos que usar suas roupas do dia a dia mais próximas do  personagem que quer e ver se pode  ter semelhança com ele para investir em coisas mais bem produzidas.
Existem vídeos no youtube que explicam cada tipo de tecido que é ideal para cada tipo de produção de cosplay e que valoriza mais certas partes do corpo e etc. Muitas pessoas fazem seus acessórios quando se é viável confecciona-los sem gatar muito dinheiro.
Ah aviso amigável para todos que estão começando a dica é ver o máximo e coisas que você pode fazer para não gastar muito dinheiro na hora de fazer.


Grupos de Divulgação Funcionam?


Muita gente pensa que os grupos não ajudam, tirem esse pensamento da sua cabeça pessoal, porque os grupos ajudam e muito porque todas as pessoas que estão ali faz a mesma coisa que você e podem te fornecer coisas importantes para seu crescimento como pessoa e cosplayer.
Nos grupos as pessoas trocam ideias de cosplays, postam fotos e recebem os devidos comentários e criticas boa ou não e se divertem descobrindo novos cosplays. Mesmo que as fezes muitas criticas e comentários nem sempre são o que  esperamos, mas nem tudo são flores na vida e isso é o que vai fazer você crescer na vida e não adianta bater de frente e cair na briga.
Além de tudo isso nesse grupos você pode fazer vários amigos nos quais poderá levar para toda a vida e conhecer pessoas da sua cidade que compartilham de coisas muito parecidas com você e que pode manter uma boa relação e fazer trabalhos em conjunto.


Como ser reconhecido pelos fãs e nos eventos?


 Depois de ter todo o seu cosplay pronto é hora de ir para os eventos e se divertir com as pessoas que curtem o teu cosplay e a saga, em muitos eventos você passa horas parando para tirar fotos com os fãs e isso é muito perfeito e acho que todos acham isso.  Mas não é indo em um evento apenas com o cosplay que vai conseguir fãs antes disso deixe sua marca nos grupos aqueles do tópico anterior. Ah e o mais importante em um evento esteja disposto a tudo desde tirar fotos a participar dos games com o cosplay mesmo que suje, se mostrar disposto a tudo no evento te torna sociável e isso trás e faz a pessoas gostarem de você. Porque as pessoas odeiam aqueles que vão aos eventos só pra ostentar cosplay.  Uma coisa importante em todo evento se disponha e peça pras pessoas tirarem fotos com você, pois tem gente tímida que fica olhando de longe mais eles querem ter uma foto com você.
 Os eventos são os melhores momentos par ase divertir e encontrar todo mundo e os cosplays são a chave do evento porque sempre que tem desfile de cosplay o evento fica mais animado e com mais personagens legais para deixar tudo mais próximo da realidade do filme em questão.


Photosoots O Que São, Como Fazer e Participar?


Os photoshoots são momentos onde um determinado grupo de cosplays se reúne para fazer fotos, muitas vezes em locais marcados e algumas vezes no meio dos eventos mesmo. Como fazer um photosoot é muito fácil basta escolher uma saga e achar todos os personagens referentes a ela, escolher um local e partir para as fotos. Muitas pessoas têm seu fotografo que é amigo de alguém do grupo e se dispõem a tirar as fotos.  Para participar basta fala com os grupos formados pergunta como eles trabalham e se tem vaga para o seu personagem. A experiência de fazer este tipo de trabalho é muito revigorante, vale a pena.


Como Lidar Com As Criticas?


As criticas muitas vezes podem ser boas ou ruins, se forem boas serão fruto do trabalho bem feito e se ruins vira de algum despeitado que ou não gostou do teu trabalho ou vai por defeito em algum detalhe.
Muitos cosplayers levam as criticas ruins muito a sério causado brigas desnecessárias em grupos e em eventos, mas quando essas criticas vem por meio das redes sociais os problemas são um pouco maiores e as respostas devem ser o mais cautelosa possível.  Mas o que vai deixa o cosplayer mais chateado não é o que vocês falam e sim o modo como falam porque cada pessoa faz a sua representação do personagem como ela acha que ele se parece e cabe a cada uma aceitar.
As criticas boas podem ser levadas como elogios também e são essas que nos deixam mais felizes e motivados a continuar porque elas servem de incentivo para melhorar cada vez mais e produzir melhores  personagens sempre.  


Cosplays e Suas Experiências



Cosplay Esther - Filme A Órfã


Experiência: “A minha melhor experiência com este cosplay foi no meu primeiro evento  Kanzen 2013 onde não tinha faca e o mesmo estava tecnicamente incompleto porque para todo psicopata precisa de sua arma, mas isso não me impediu de subir no palco e fazer a carinha de traquina e de quem iria matar todo mundo, sai de lá neste mesmo dia  levando comigo meu primeiro premio de segundo lugar porque não tinha a bendita faca e do quem importa uma faca quando no meu primeiro evento com meu primeiro trabalho bem feito ganhei um premio. Este momento nunca sairá da minha cabeça por nada nesse mundo.” – Renata Vasconcelos.


Cosplay de Hermione Granger e Harry Potter


Experiência: “ A melhor experiência que eu tive com ele foi quando uma menina de ( uns 7 anos, no máximo), veio chorando até mim e me abraçou e começou a fazer perguntas sobre minha vida em Hogwarts e sobre o Ron e o Harry como se realmente acreditasse que eu fosse a Herminone.“– Michelle Martinuzzo


Cosplay Bianca Di Angelo

“Umas das melhores experiências que já vivi com esse cosplay foi ter feito vários amigos e pelo fato de ter sido reconhecida no país inteiro por ele.” – Eduarda Brainer


Cosplay Isabelle Isabelle Lightwood e Alec Lightwood - Mariana e Flavio

Experiência: “Foi maravilhoso, pois foi meu primeiro cosplay e ser reconhecida em plena bienal por muitas pessoas pedindo fotos foi uma experiência magnifica, apesar das dores nos pés por causa do salto valeu a pena dar entrevistas e encantar a própria Cassandra Clare falando como eu estava linda e como eu lembrava a Isabelle dela e como meu irmão era um Alec maravilhoso acho que isso vai ficar eternamente em mim e não me arrependo de nada.” – Mariana Loiola  



Cosplay Isabelle Isabelle Lightwood e Alec Lightwood - Ramon e Viviane


“As melhores experiências foram quando uma menina de uns 15 anos olhou para nos (Alec e Isabelle) e pediu uma foto e em seguida começou a entrar em choque. Tremendo e chorando.  Tendo que ser acalmada pela sua própria mãe!Rs.

E a segunda foi ter sido reconhecido pela autora do livro (Cassandra Clare) que no momento que nos viu falou: “OMG, is my Lightwood!””


Cosplays:


Cosplay Katniss Everdeen -  Viviane Oliveira




Cosplay Jace Wayland - Riquelme Chiquetti









Cosplay Aril e Erick ( Camila Silva e Ramon Billa)


 E esse foi o mega post diário de um cosplay, espero que tenham gostado, quero dizer como considerações finais que eu admiro muito cada cosplay que esta nesse post e agradece-los por ter me cedido suas fotos. Espero que quem não faz cosplay repense seus conceitos e comece a fazer.  Ate o próximo post(texto).


Agradecimentos especiais aos convidados:

- Michelle Martinuzzo
- Eduarda Brainer
- Mariana Loiola
- Viviane Oliveira
- Riquelme Chiquetti
- Ramon Billa
-Camila Silva



                                                                                          Por: Renata  Vasconcelos 

  

6 comentários:

  1. Aqui no Sul tem um evento de cosplay, minha amiga disse que iria me levar, mas a gente acabou nunca mais falando nisso. Eu acho incrível! Acho que muita gente não entende o entrosamento de pessoas que "se vestem" de seus personagens, simplesmente porque não são fãs e não entendem a importância que aquele personagem tem. Se eu tivesse que fazer um cosplay, seria de Hermione (não porque eu sou estudiosa, mas porque vivo carregando livros pra tudo que é canto) e de Katniss (porque simplesmente ela é badass, e eu queria ser também haha). Aliás, as gurias das fotos como Katniss tão uns amores, as minhas preferidas!
    Simplesmente amei de paixão o post! <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, mas cosplay vai de personalidade, alem de que da pra se jogar de cara ou de ponta a cabeça nas ideias e se tu não tem a cor do cabelo da personagem tem muito cosplay bom que de peruca fica top. A graça desse mudo são as possibilidades de fazer é meio que sem limites para fazer algo que gosta do jeito que gosta só tem que saber lidar com algumas coisa, mas isso são coisas quase insignificantes. Ah e aposta em fazer Hermione se tu gosta! :)

      Excluir
  2. Adorei os cosplays da Órfã e da Ariel!
    Nunca pensei em fazer cosplay, mas gosto de vê-los transformados hahaha.
    Beijo
    Luiza
    www.choqueliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosto, o resultado final é sempre o melhor e sempre esperamos que todos gostem. Ah e que bom que gosto do meu da Órfã espero ter chegado perto da personagem. :)

      Excluir
  3. Oi Re
    Já quis muito fazer cosplay, mas como não frequento (ainda) esse tipo de evento, acabo sempre adiando. Muito bacana os cosplayers apresentados aqui. Todos muito bacanas.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou, tenta ir nos evento da post muito legais e todo mundo gosta, ah que bom que gostou dos cosplays convidados!

    bjs

    ResponderExcluir

imagem-logo
© Do meu mundo ao seu mundo - 2016. Todos os direitos reservados.
Design por: Rachel Domingos - Apê Design.